Intervenção psicomotora no transtorno do déficit de atenção/hiperatividade - DAH

24-07-2018

"O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição que afeta um segmento importante da população infantil, (CONDEMARIN at all, 2006). Crianças com este transtorno encontram dificuldades significativas no desempenho de atividades, segundo DuPaul e Stoner (2007). Para Barkley (2002), o TDAH tem sua origem no que se chama trio de base alterada e é a partir desse trio de sintomas, formado por alterações da atenção, impulsividade e da velocidade da atividade física e mental, que podem originar alterações para a criança, desde dificuldades de aprendizagem até problemas afetivos e sociais. Além da interferência dos agentes ambientais ou fatores puramente sociais, estudos mencionados por Barkley (2002) indicam que existe uma contribuição genética muito forte para as causas do TDAH."

"Com o intuito de ajudar crianças a minimizarem seus comportamentos hiperativos e organizarem-se psicomotoramente, alguns estudos têm sido desenvolvidos usando a psicomotricidade como ferramenta básica de trabalho, pois sabe-se que ela atua diretamente na organização das emoções, percepções e nas cognições, visando a utilização em respostas adaptativas previamente planeadas e programadas, Fonseca( 1995) apud Krug et al ( 2004)."

"O desenvolvimento psicomotor é estudado, analisado e mensurado através de diferentes elementos ou fatores. Segundo Fonseca (1995), são eles: noção do corpo, estruturação espaço-temporal, lateralização, equilibração, tonicidade, praxia global e praxia fina. Para Lima e Barbosa (2007) a psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade e é fundamental no desenvolvimento dos padrões motores básicos de locomoção, manipulação e tônus corporal. De acordo com Barreto (2000), apud Molinari e Sens (2003), "o desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducaçãodo tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo." Poeta e Rosa Neto (2005) comprovaram em seu estudo, que 25 sessões de estimulação psicomotora aplicadas a uma criança com TDAH contribuíram para uma melhora significativa no seu perfil psicomotor."

                                                                                                   Oliveira et al (2008)

Saiba mais: https://www.unilestemg.br/movimentum/Artigos_V3N1_em_pdf/movimentum_v3_n1_sarmento_renata_oliveira_aline_martins_andreza_2_2007.pdf




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